domingo, 20 de março de 2011

Tai Chi Chuan

História

O tai chi chuan evoluiu ao longo da história chinesa. A teoria mais conhecida sobre a sua origem é que e 1200 d.C. o monge taoista Chang San-Feng, fundou um templo na montanha Wudang, para a prática do taoismo, visando o supremo desenvolvimento da vida humana. O mestre Chang ensinava a harmonia do yin e do yang como um meio de melhorar o desenvolvimento da mente e das habilidades físicas, a meditação, assim como, movimentos naturais do corpo estimulados por uma energia interna, que deveria ser desenvolvida a determinado nível. Este complexo sistema de práticas recebeu o nome de tai chi chuan. Também na época foi criado com propósitos de combate, como arte marcial. Actualmente, o tai chi chuan é praticado por quase todos os cidadãos chineses e por muitos cidadãos no mundo.

Fig.23) Chang San-Feng.

Definição

O nome actual mais usado é tai chi chuan, definida como uma sequência chinesa antiga de movimentos. Baseia-se nos princípios da medicina chinesa, em que o chi deve fluir livremente para se manter uma boa saúde.

Modo Como Actua

O tai chi chuan actua no corpo do indivíduo de modo a que se concentre no seu estado físico, mental e espiritual, favorecendo o fluxo suave do chi. O tai chi chuan é composto de movimentos relaxantes, desenvolvidos para estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo. Isto ajuda todo o corpo a executar as suas funções de maneira mais eficiente.

Aplicação

Os movimentos do tai chi chuan são suaves e devem ser realizados sem qualquer esforço. Para usufruir dos benefícios desta técnica, deve-se ter aulas com um professor devidamente treinado, dado que as posturas ou formas são complicadas. Uma prática abreviada compreende 37 movimentos e tem uma duração de 5 a 10 minutos, enquanto uma prática mais longa compreende 108 movimentos e leva cerca de 30 minutos a realizar. É recomendado para o alívio do stress e da ansiedade, aumento da flexibilidade e tonificação dos músculos, podendo também ajudar a baixar a tensão arterial.

Fig.24) Prática abreviada com 28 movimentos, duração de cerca 5 minutos.

A prática destes movimentos suaves, ocasiona um impacto no sistema nervoso central e constrói uma base para melhorar os outros sistemas orgânicos do corpo: esqueleto, músculos, aparelho excretor, glândulas endócrinas, sistema nervoso, aparelho digestivo e órgãos sensoriais. Existem muitos benefícios provenientes desta técnica: aumento da vitalidade, aumentando a energia e a disposição; fortalecimento do sistema nervoso; aumento da atenção e concentração mental; desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual; equilíbrio de todos os sistemas orgânicos do corpo; melhora a serenidade e o equilíbrio das emoções; diminui o stress e a sobrecarga mental; aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular para todo o corpo; fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças; superação dos medos e limites.

Contra-Indicações

Uma pessoa que não conheça as posturas do tai chi chuan, nunca irá conseguir os efeitos desejados ao tentar usar esta técnica. O mau uso da técnica pode causar danos no corpo e prejudicar o movimento do chi.