domingo, 20 de março de 2011

Moxabustão

Definição

Moxabustão significa, literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo” e o seu nome tem origem na palavra “mokusa” que significa erva queimada. É uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa e baseia-se nos mesmos príncipios dos meridianos de energia utilizados na acupunctura, sendo uma variável desta (espécie de acupunctura térmica), onde é feita a combustão de dois tipos de ervas, Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.

Fig.20) Artemisia sinensis (A) e Artemisia vulgaris (B).

Modo de preparação

Na preparação desta técnica faz-se a lavagem, secagem, trituração e peneiração das folhas das ervas, até se transformarem numa massa uniforme a que se chama moxa. Esta, depois de pronta, pode ser moldada de várias formas, mas as mais usuais são o bastão e o cone.

Fig.21) Bastão de Moxa (A) e Cone de Moxa (B).

Modo de aplicação

Depois de aceso, o bastão ou o cone, é aproximado do ponto a que se deseja acrescentar energia. O calor produzido pode ser conduzido com a agulha de acupunctura (moxa indirecta), ou queimando a erva directamente sobre a pele (moxa directa). Este último processo pode deixar algumas marcas de pequenas queimaduras.

Fig.22) Moxa directa (A) e Moxa indirecta (B).

Modo como actua

A combustão da Artemisia tem a propriedade de aquecer profundamente, tornando-se assim eficaz nos tratamentos de doenças onde há problemas de circulação, condições frias e húmidas. Esta planta pode extrair a energia Yan do Yin.
Depois de aplicada nos pontos específicos de acupunctura onde há deficiência do Yan, o corpo absorve o máximo de calor possível e consegue recuperar a energia do Yan do corpo e o “fogo ministerial” (fonte de todo o calor e energia do corpo).
Para esta técnica funcionar e actuar do modo pretendido, basta manter o bastão ou cone aceso a cerca de um centímetro de distância da superfície da pele (esta distância varia de pessoa para pessoa de acordo com a tolerância do paciente e com a quantidade de estímulo térmico que se deseja). O bastão ou o cone é queimado durante alguns segundos nos pontos desejados até a pele ficar vermelha e o ponto totalmente aquecido.

Indicações

Esta técnica tem a capacidade de:
Ø  Regular o QI (energia do Yan do corpo) e o sangue;
Ø  Auxiliar na anemia, stress, cansaço físico e mental;
Ø  Fortificar nas fraquezas crónicas, por obstrução do frio e da humidade;
Ø  Minimizar os desconfortos da velhice e propiciar uma longitivadade saudável;
Ø  Combater algumas doenças respiratórias, como asma e bronquite;
Ø  Tratar distúrbios digestivos, como dores abdominais, diarreia, vómitos, entre outros;
Ø  Auxiliar no alívio de doenças como artrite e problemas de coluna.

Contra-indicações

Esta técnica não deve ser utilizada em:
Ø  Tratamento de doenças com quadro febril;
Ø  Lesões traumáticas na pele;
Ø  Casos de problemas psíquicos;
Ø  Áreas próximas aos órgãos genitais, mamilos, rosto e couro cabeludo;
Ø  Crianças (apenas se for avaliada com cuidado pelo profissional);
Ø  Idosos combalidos.