domingo, 20 de março de 2011

Osteopatia

História/Origem

Osteopatia é uma palavra que deriva de dois vocábulos gregos: Osteon (osso) e pathos (doença). Palavra que dá o nome á terapia desenvolvida por Andrew Taylor Still em 1874 no fim do século XIX.

Fig.31) Andrew Taylor Still.

Definição

Fig.32) Sistema músculo-esquelético.

Osteopatia é uma medicina complementar que consiste na manipulação do sistema músculo - esquelético de um indivíduo de maneira a corrigir disfunções ou lesões na sua mobilidade e baseia-se na premissa de quando o corpo está alinhado de maneira correcta criam-se menos tensões no sistema musculo - esquelético. De acordo com a medicina osteopata um sistema musculo - esquelético que não se encontre em perfeitas condições provocaria dores a nível da coluna e também alterações bioquímicas que futuramente provocaram problemas musculares mas também problemas relacionados com os próprios órgãos do corpo humano. Cabe ao osteopata analisar a condição deste complexo sistema do paciente e avaliar a sua mobilidade tal como áreas de tensão.

Modo de Aplicação e Modo Como Actua

Após um primeiro diagnóstico que é realizado por meio de palpação do corpo do doente, o especialista realiza o tratamento a partir da manipulação e massagem (estimulação neuro - muscular) dos sistemas funcionais do corpo do paciente de maneira a facultar um novo estado de harmonia ao paciente. Este tratamento e geralmente realizado por meio de movimentos de manipulação robustos e golpes a grandes velocidades que podem levar as articulações do corpo a estalarem.

Fig.33) Tratamento osteopático.

Os indivíduos que procuram ajuda osteopatica são geralmente doentes que sofrem de dores de costas que são o resultado de má postura e lesões nos discos da coluna. Isto pode também levar a uma rigidez e consequentemente tensão no pescoço que origina dores de cabeça. A osteopatia é também utilizada para tratar doenças como espondilose cervical, asma, artrite e lesões mecânicas como lesões desportivas.

Contra-Indicações

Embora a osteopatia seja uma das medicinas complementares mais utilizadas e ser considerada segura pela maioria dos médicos e profissionais de saúde existem muitos relatos de lesões arteriais provocadas pela má manipulação das vértebras cervicais. Não é também aconselhada a indivíduos que sofram de osteoporose.

Fig.34) Fractura provocada por enfraquecimento do osso osteoporoso.