domingo, 20 de março de 2011

Reflexologia

História/Origem

A reflexologia teve origem na China há mais de 5000 anos, no entanto as práticas terapêuticas utilizando o conhecimento da Terapia de Zona foram introduzidas pela primeira vez na medicina Ocidental, no início do século XX, pela mão de William H. Fitzgerald, otorrinolaringologista americano. Este descobriu que após aplicada pressão numa determinada área do corpo várias outras ficariam dormentes. No entanto foi com os estudos de Eunice Ingham que este método terapêutico se desenvolveu e se transformou na Reflexologia que hoje se aplica nas várias clínicas.

Fig.36) William H. Fitzgerald.

Definição

A reflexologia, no seu estado primordial teria como objectivo principal a obtenção de um equilíbrio corporal e emocional assim como um equilíbrio entre o ser e o cosmos que o rodeia. Tenta-se atingir este equilíbrio através da harmonia dos reflexos do corpo baseando-se num mapa energético do corpo na planta dos pés. Este mapa energético apresenta a localização de todos os órgãos e sistemas do corpo humano e seguindo-o é possível harmonizar e corpo e a mente.

Fig.37) Representação gráfica das 10 zonas de energia do corpo e órgãos.

Um terapeuta que utiliza a Reflexologia acredita que o corpo humano está dividido em 10 zonas de energia que se estendem verticalmente, desde a cabeça até aos pés. Sendo os pés o ultimo elemento do corpo humano, é possível encontrar um mapa destas mesmas zonas de energia na planta do pé de uma pessoa. Assim todos os órgãos que se encontram nessas áreas de energia podem ser diagnosticados a partir de uma análise cuidadosa e massagem das zonas sensíveis dos pés ou mãos do paciente.
Segundo “Iniciação à Reflexologia Podal Energética”, livro escrito por Bernadete Lima “A energia Chi flui no organismo através de cinco níveis de profundidade conhecidos, a saber:                                                                                   
1 – Mais profundo, localiza-se dentro dos ossos/medula óssea;                                      
2 – Localiza-se nos músculos;                                                                                            
3 – Localiza-se nos vasos sanguíneos e linfáticos;                                                           
4 – Localiza-se na gordura/região subcutânea;                                                                 
5 – Localiza-se na superfície da pele, contínuo com a aura do corpo.”

Modo de Aplicação e Modo Como Actua

Um paciente geralmente procura a ajuda de um especialista em reflexologia por causa de bloqueios que se apresentam nesses meridianos de energia e assim causam desequilíbrios no corpo. A terapia realizada em reflexologia tem então o principal objectivo de limpar os meridianos de energia das suas obstruções tornado possível o retorno um estado harmónico (saudável). Esta desobstrução e realizada pela aplicação digital de pressão não dolorosa nos pontos de reflexão presentes nos pés num tratamente que se deve prolongar por 10 sessões.

Fig.38) Aplicação da terapia de reflexologia.

Causas dos Bloqueios

Os bloqueios apresentados por pacientes que procuram a ajuda da medicina baseada em terapias de reflexologia são geralmente provocados maus hábitos alimentares, vícios ou mesmo por causa do local onde se trabalha ou vive.