domingo, 20 de março de 2011

Quiroprática

História

Foi desenvolvida por um americano, o Dr. Daniel David Palmer (1845-1913), após ter curado um porteiro surdo manipulando a sua coluna.

Definição

Tem como objectivo acabar com a rigidez na coluna e “libertar” os nervos, assim elimina-se o que causou as perturbações físicas. O quiroprático olham para o ser humano, na sua globalidade, mas dão mais atenção às relações entre a biomecânica da coluna vertebral e os sistemas: neurológico, vascular, muscular, o esqueleto e a nutrição utilizando as mãos para manipular as articulações e vértebras.

Modo Como Actua

Na primeira consulta efectua-se um historial clínico pormenorizado e radiografias na coluna. O tratamento consiste em tratar bloqueios fiscos na coluna que afecta a função nervosa.

Aplicação

Esta técnica só pode ser aplicada no doente após observação das radiografias e se o quiroprático achar que não vai piorar, se não deve encaminhar o paciente para um médico convencional.
As articulações e músculos são tratados através de ajustamentos, com aplicações leves ou rápidas de pressão.
Este tratamento normalmente é indolor e muito relaxante. O número de sessões varia de doença para doença.
Para manipular a coluna usa-se movimentos curtos, firmes e bruscos. O doente pode estar deitado, sentado ou de pé.
Os movimentos bruscos irão esticar e relaxar os músculos com espasmos.
Esta técnica pode tratar dores nos rins, ciática, hérnias discais, cóccix, pescoço, enxaqueca, costelas e a parte adjacente ao tórax, braços, pernas, ombro, cotovelo, pulso, mão, dedos, osteoartite, joelho, tornozelo, pés e órgãos internos.

Fig.35) Aplicação da técnica.

Contra Indicações e Efeitos Secundários

Esta prática não deve ser aplicada em doente com osteoporose, tumor na coluna, inflamação e fractura óssea recente.