domingo, 20 de março de 2011

Acupunctura

História

Foi descoberta à 3500 anos pelos chineses quando verificaram que alguns guerreiros feridos por setas sentiam algum alívio de problemas crónicos quando as feridas saravam.

Definição

A acupunctura consegue aliviar a dor (obstruções do fluxo de energia) e tratar doenças como a osteartrose (doença que afecta a extremidade dos ossos que articulam entre si) e enxaqueca.
Segundo a vista ocidental, esta técnica funciona pelo estímulo do sistema nervoso central libertando compostos químicos chamados de neurotransmissores e hormonas que aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam várias funções corporais.

Fig.6) Aplicação da técnica.

Modo Como Actua
Os pontos de acupunctura podem ser estimulados por: agulhas, dedos, ventosa ou pelo aquecimento com uma moxa (combustão de uma erva), um bastão de artemísia (erva) em brasa. O método por laser, ainda está em estudos.

Aplicação

Os pontos da acupunctura são a bexiga, vesícula biliar, coração, rim, fígado, pulmão, intestino grosso, pericárdio, intestino delgado, baço, estômago e triplo aquecedor.
O efeito desta técnica é feito em três níveis: local, espinhal e supra espinhal.
A acção segmentar ocorre no local do estímulo com agulhas até à espinal medula ao córtex cerebral, onde se sente sensações de peso, distensão ou calor.
A acção supra - segmentar ocorre através do trato espinotalâmico até o córtex cerebral, onde haverá libertação de Morfina (Beta - endorfina) e estimulam a célula pedunculada que tem efeito analgésico sobre as fibras tipo C, e que usam o neurotransmissor Serotonina (Hormona do bem – estar) daí este tratamento ser usado como tratamento da dor, depressão e estados de ansiedade.
A acção central ocorre em áreas do encéfalo mais elevado promovendo o equilíbrio do funcionamento do Hipotálamo e Hipófise. Esta técnica afecta o funcionamento das glândulas supra - renais, da tiróide, dos ovários, dos testículos, tem acção sobre a hipertensão arterial, dismenorreia, tensão pré menstrual, entre outras.

Contra-Indicações e Efeitos Secundários

Como é uma técnica que usa agulhas e geralmente próximos de nervos, vasos e outras estruturas podem ocorrer lesões graves.
Pode causar pneumotórax, infecção por HIV, transmissão de doenças infecciosas, infecções endocardite, celulite e abcesso, tamponamento cardíaco e retenção de agulhas quebradas.
No caso de lipotímia, as agulhas devem ser retiradas imediatamente, o paciente colocado em decúbito dorsal, com os membros inferiores elevados, e garantir a ventilação pulmonar.
É preciso garantir que o técnico é especializado, para não haver problemas graves.