domingo, 20 de março de 2011

Naturopatia

Fig.30) Plantas e remédios usados na naturopatia.

História/Origem

A Naturopatia foi descoberta pelo padre alemão Sebastian Kneipp, depois de ter criado, na Alemanha, um “centro de cura de água”, designado hidroterapia.
Os princípios da naturopatia são originários da Alemanha, e foram introduzidos nos EUA, em 1892, pelo terapeuta alemão Benedict Lust, com base nos conhecimentos de Sebastian Kneipp, que também terá curado Lust através da hidroterapia.
Mas só começou a ser usada em 1902 e foi declarada em 2003 uma terapia não convencional.

Definição

O termo naturopatia apensas surgiu em 1902, mas a sua etimologia é mais antiga, pois surgiu do grego pathos e natura, que significa doença da natureza.
Esta medicina baseia-se numa perspectiva holística do ser, pressupondo a capacidade de auto-cura do indivíduo, através de terapias naturais. A naturopatia não é apenas uma terapia, mas também uma filosofia de vida que é orientada por um estilo de vida saudável. Tem o propósito de promover o processo de cura usando remédios naturais.

Causas das Doenças

O princípio subjacente à naturopatia é que o corpo humano, nas condições certas, curar-se-á a si próprio.
Para os naturopatas algumas causas comuns das doenças são:
·        Alimentação pouco saudável;
·        Exercício inadequado;
·        Acumulação de produtos não assimilados no corpo.

Tratamento

A naturopatia é uma terapia holística que defende e promove tratamentos 100% naturais, sendo para os naturopatas uma filosofia de vida, em que os pacientes são abordados como se fosse único e os tratamentos são específicos para cada pessoa.
Na naturopatia, os médicos não se limitam a tratar apenas os sintomas dos seus pacientes, mas desenvolvem uma série de técnicas para encontrarem uma causa paralela à doença.
Os tratamentos prescritos são definidos com base em três aspectos fundamentais, chamada triase da saúde e envolve:
·        A saúde estrutural – uma má postura e um sistema músculo-esquelético debilitado pode prejudicar o sistema nervoso e alguns órgãos internos;
·        Saúde bioquímica – os alimentos e líquidos que ingerimos podem afectar a nossa saúde positivamente ou negativamente.
·        Saúde emocional – o stress, a ansiedade, os nervos e todas as outras emoções que vivemos diariamente afectam directamente o nosso organismo.
A naturopatia é útil para tratar:
·        Síndrome de cólon irritável;
·        Problemas de pele;
·        Problemas de articulações.

Consultas

Nas consultas, os naturopatas observam a conduta emocional, e o carácter do paciente. E utilizam exames clínicos, tais como a palpação, avaliação das unhas, verificação da pulsação, observação da fala, língua, ouvidos e entre outros.
E os procedimentos de diagnóstico usados incluem radiografias e análises ao sangue.

Aplicação

Os remédios recomendados por um naturopata podem incluir:
·        Uma desintoxicação através de dietas de abstinência;
·        Uma desintoxicação de eliminação para identificar possíveis alérgicos;
·        Comer mais alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Apesar das alterações da alimentação sejam fundamentais para a naturopatia, os especialistas recebem a maior parte das vezes outras informações no que diz respeito a outros tratamentos, tais como osteopatia e acupunctura.