domingo, 20 de março de 2011

Aromaterapia

História
           
A aromaterapia surgiu há mais de 2000 anos com a queima de madeiras, folhas e gravetos. Esta prática provavelmente apareceu a partir da descoberta de que algumas fogueiras, como as feitas de cipreste e cedro, perfumavam o ar quando eram queimadas.

Definição
           
Aromaterapia pode – se dividir em duas palavras, aroma que significa perfume e terapia, tratamento. Então, é o uso de óleos aromáticos extraídos de plantas para melhorar a sua saúde e seu bem-estar, oferecendo puro prazer.

Modo como actua
           
É usado mais de 300 óleos de plantas extraídas por um processo de destilação para aliviar os sintomas físicos e emocionais.
            Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.
            Os aromaterapeutas utilizam cerca de 30 plantas e flores para tratar a maior parte dos problemas.
            Alguns exemplos de óleos:

Nome
Descrição
Indicações
Imagens
Óleo de camomila
Refrescante
Dores de cabeça e depressão
Óleo de Cânfora
Sedativo
Angústia, bronquite e tosse
Óleo de Cedro
Sedativo
Angústia bronquite e tosse
Óleo de limão
Refrescante e estimulante
Problemas circulatórios hipertensão e acne
Óleo de eucalipto
Relaxante
Edemas e dores musculares
Óleo de gerânio
Refrescante e   antiespasmódo
Problemas urinários e infecções virais
Óleo de jasmim
Relaxante e calmante
Apatia e pele seca.
Óleo de Manjerona
Fortificante
Enxaquecas, cólicas e equimoses
Óleo de Patchouli
Relaxante
Depressão e pele seca
Óleo de Pimenta Cinza
Estimulante
Problemas digestivos, constipações e diarreia

Tab.4) Óleos usados na aromaterapia.

Aplicação

            É usado mais de 300 óleos de plantas extraídas por um processo de destilação para aliviar os sintomas físicos e emocionais.
Nesta terapia os óleos podem ser usados num banho, inalados de uma bacia de água quente, em loções ou compressas, numa lavagem da boca, vaporizados num queimador de óleo, aplicados directamente sobre a pele ou ingeridos e, na forma de massagem.
            O estado de espírito e o comportamento podem ser afectados pelos odores, bons e maus, mas podem ser trabalhados para exercer efeitos positivos sobre a saúde emocional e física.
            As substâncias dos óleos ajuda-nos a relaxar, dar energia ou aliviar o stress, a ansiedade e a depressão e aliviar problemas físicos.
            Esta técnica pode ser aplicada em casa, no entanto, é necessário algumas regras, tais como, não aplicar um óleo por diluir sobre a pele; se estiver grávida, ou se sofrer de hipertensão, epilepsia ou alergias de pele, consulte um aromaterapeuta; os óleos devem ser guardados em recipientes escuros e bem fechados e mantidos longe do alcance das crianças.

Inalação

Limpa a pele e ajuda a absorver a congestão dos pulmões e dos seios perinasais (cavidades cheias de ar situadas no interior dos ossos circundantes ao nariz, o contorno e alivia dores de garganta.
Junte 3 gotas de óleo a 600 ml de água a ferver, cubra a cabeça e a bacia com uma pequena toalha e inale os vapores respirando fundo lentamente.

Massagem

Misture 20 a 25 gotas de óleo essencial com 50 ml de óleo - base (amêndoas doces, jojoba, germe de trigo ou de caroço de pêssego. Aqueça as mãos e aplique a mistura sobre a pele com suaves movimentos de massagem.

Banho

Encher a banheira com 3 ou 4 gotas de óleo a um banho quente. O óleo é absorvido por inalação bem como através dos poros da pele. O óleo deve ficar bem misturado.

Compressas

Numa bacia com água quente ou fria e junte 6 gotas de óleo, coloque uma pequena toalha macia sobre a superfície da água para absorver o óleo. Esprema a água em excesso e aplique sobre a zona afectada. Se a compressa for quente, pode reter-se o calor cobrindo a toalha com uma substância plástica.

Lamparinas de óleo

Deite 3 gostas de óleo com um pouco de água no prato que está no cimo da lamparina. Acenda a vela para o aroma do óleo ser libertado ao evaporar-se como calor.

Contra indicações e efeitos secundários

            Esta técnica apesar de usar substâncias naturais pode causar irritação e alergia na pele, por isso, é preciso usar com precaução.